O Prêmio União Química de incentivo à pesquisa em Anestesiologia tem como objetivo incentivar a iniciação na produção científica entre os jovens residentes e médicos em especialização em Anestesiologia no Brasil, para o desenvolvimento profissional e contribuição para inovação em procedimentos, produtos e tecnologias.

Poderão participar residentes e médicos em especialização, em qualquer ano de residência/especialização, na área de Anestesiologia de todo o Brasil.

O tema central do Prêmio é medicina perioperatória. Dentro desse tema os trabalhos poderão ser desenvolvidos nos subtemas destas três trilhas:

Trilha 1 – Utilização de fármacos: O trabalho deverá ser realizado com qualquer técnica anestésica; poderão ser utilizados quaisquer fármacos anestésicos ou adjuvantes.

Trilha 2 – Qualidade e segurança: O trabalho deverá priorizar a demonstração de cuidados na gestão da qualidade e segurança do ato anestésico. Deve descrever o que fez a diferença para a melhoria contínua do ato anestésico-cirúrgico; poderá ser baseado em monitorização e cuidados perioperatórios.

Trilha 3 – Impacto em desfechos pós-operatórios: O trabalho deverá priorizar o impacto da anestesia nos desfechos pós-operatórios, tais como náuseas, vômitos, dor, alterações cognitivas, entre outros; poderão ser descritas técnicas ou a utilização de fármacos para atenuação ou ausência dos desfechos pós-operatórios; poderão ser inscritos trabalhos que demonstrem outros resultados positivos em desfechos não citados anteriormente.

  • Ser um estudo original;
  • Não ter sido publicado na íntegra até o momento da inscrição;
  • Ter sido aprovado pelo comitê de ética da instituição e/ou pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), quando pertinente. O código de aprovação deverá estar descrito no estudo;
  • Ser um trabalho de natureza clínica ou experimental sobre o assunto em questão;
  • Não serão aceitos projetos de pesquisas ainda não concluídas.

As inscrições podem ser realizadas a partir das 20h do dia 31 de março de 2021 até às 23h59 do dia 31 de agosto de 2021. Só serão aceitas inscrições de estudos enviados pelo site www.premiouniaoquimica.com.br/anestesiologia

Sim, a inscrição é gratuita e o interessado deverá preencher formulário e enviar seu estudo pelo site www.premiouniaoquimica.com.br/anestesiologia.

Preencher por completo o formulário de inscrição e de envio do estudo, disponível no site do Prêmio. Deverá enviar também uma declaração de matrícula do Centro de Ensino e Treinamento (CET) ou da Residência Médica, em PDF, e especificar em qual trilha o trabalho irá concorrer.

O estudo deve ser escrito em língua portuguesa, seguindo as normas padrão Vancouver (Citing Medicine), além de ser rigorosamente revisado do ponto de vista gramatical.

Cada trabalho deverá conter obrigatoriamente: título, palavra-chave, abstract, objetivos, materiais, métodos, resultados e conclusões, além do código de aprovação pelo comitê de ética em pesquisa.

Cada candidato poderá se inscrever como autor em mais de um trabalho, porém em apenas um por trilha, ou seja, o candidato poderá se inscrever nas três trilhas, desde que seja com trabalhos diferentes. Não existe limitação para participação como coautor.

Serão imediatamente desclassificados os participantes que enviarem informações inverídicas, com conteúdo imoral ou ilícito, estudo que não seja de sua própria criação ou em que houver qualquer dúvida quanto à autoria de tal pesquisa.

O julgamento dos melhores estudos será realizado por uma comissão científica formada por, no mínimo, 3 (três) profissionais com amplo conhecimento na área de Anestesiologia. A comissão julgadora deverá avaliar cada trabalho e emitir um escore de 0 (zero) a 10 (dez).

Fase 1 – eliminatória e classificatória:

  • Nesta fase, serão avaliados os trabalhos, em formato PDF, de todos os inscritos em todas as trilhas.
  • Serão classificados para a Fase 2 os candidatos com as 5 (cinco) maiores notas entre todos os inscritos em todas as trilhas, de acordo com os critérios de avaliação estabelecidos no item 10 do regulamento do Prêmio (ver quadros “Critérios Fase 1” e “Critérios Fase 2” nessa FAQ); os classificados serão informados por meio do e-mail cadastrado no formulário de inscrição e pelo site www.premiouniaoquimica.com.br/anestesiologia.

Fase 2 – classificatória:

  • Nesta fase, os trabalhos serão avaliados por uma apresentação oral
  • Os candidatos serão informados pelo e-mail cadastrado no formulário de inscrição.
  • Os candidatos deverão preparar e realizar uma apresentação oral dos seus trabalhos, em local e data a serem definidos, por ocasião do Congresso Brasileiro de Anestesiologia, CBA 2021, de forma presencial ou online.
  • Os 3 (três) estudos vencedores em primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente, serão definidos pela soma da nota total obtida na Fase 1 e a nota recebida pela apresentação oral (Fase 2), de acordo com os critérios de avaliação estabelecidos no item 10 do regulamento do Prêmio (ver quadros “Critérios Fase 1” e “Critérios Fase 2” nessa FAQ).

Serão aplicadas notas de 0 (zero) a 10 (dez) para cada critério. As notas poderão ser fracionadas em 0,5 (meio) ponto, ou seja, poderão ser atribuídas notas inteiras (6 ou 7, por exemplo) ou fracionadas (6,5 ou 7,5, por exemplo). O resultado de cada fase será a média de notas obtidas pelo estudo (soma das notas de cada critério dividida pelo número de critérios). Serão considerados os seguintes critérios de avaliação:

Os autores dos 3 (três) estudos vencedores receberão os prêmios descritos abaixo.

Primeiro lugar:

  • Troféu do Prêmio para o autor e certificado para o autor e coautor(es), se houver;
  • Apoio para o autor participar do Annual Meeting of the American Society of Anesthesiologists (ASA) 2022, que será realizado de 22 a 26 de outubro de 2022, em New Orleans/EUA.

Segundo lugar:

  • Certificado para o autor e coautor(es), se houver;
  • Apoio para o autor participar do EuroAnaesthesia 2022, em data e local a serem definidos.

Terceiro lugar:

  • Certificado para o autor e coautor(es), se houver;
  • Apoio para o autor participar do Congresso Brasileiro de Anestesiologia, CBA 2022, em data e local a serem definidos.
FAQ

Acesse o portal União Química Hospitalar

Para todos os profissionais que atuam na área da Saúde, com conteúdos atualizados e exclusivos sobre os principais assuntos do ambiente hospitalar.

Acessar o portal