ASA, EuroAnaesthesia e CBA: saiba como aproveitar ao máximo os grandes congressos de Anestesiologia

Uma das melhores formas de adquirir conhecimento na área médica é ter a oportunidade de ir aos maiores congressos do mundo e aproveitar todo o know-how que os profissionais mais renomados da atualidade têm para transmitir. Nestes eventos são discutidos inúmeros estudos com base nas experiências de diversos países.

Para um residente ou médico em especialização em Anestesiologia, ter a oportunidade de ir a um desses congressos é de extrema valia, pois é a ocasião perfeita para aprimorar seus estudos e agregar ainda mais valor para a sua formação.

O Prêmio União Química de incentivo à pesquisa em Anestesiologia é uma iniciativa que busca exaltar e reconhecer estes profissionais, para que eles também se tornem referência mundial no futuro. E já que os três primeiros colocados do prêmio, respectivamente, terão o apoio da União Química para irem ao Congresso Americano de Anestesiologia (ASA), ao EuroAnaesthesia e ao Congresso Brasileiro de Anestesiologia (CBA), em 2022, aqui estão algumas dicas de como um residente ou médico em especialização pode aproveitar ao máximo a participação nesses eventos.

Defina o seu objetivo principal no congresso

Ir a um congresso sem um objetivo pré-definido pode não ser o melhor caminho a ser tomado, pois, a quantidade de conhecimento oferecido nesses eventos é tão grande que você pode acabar não se aprofundando em nada e perdendo grandes chances para a sua carreira.

Se você tem a pretensão de fazer networking, adquirir parcerias científicas, conhecer sobre um determinado assunto relacionado a sua área de atuação ou de pesquisa ou se ainda tem curiosidade sobre algum tipo de abordagem, este é o momento de focar e ir atrás do seu objetivo.

Escolha as palestras e stands que você planeja assistir e visitar

Depois de definir o objetivo é a hora de criar a sua agenda para todos os dias do congresso. Primeiro, mapeie os speakers que estarão presentes para palestrar sobre os assuntos de seu interesse e selecione as palestras que você mais quer assistir para que os horários fiquem bem distribuídos e você possa otimizar ao máximo cada minuto da sua participação no congresso.

Muitos congressos disponibilizam, em seus sites, uma agenda online que você poderá personalizar e automaticamente inserir as atividades que pretende participar, desde apresentações em plenária até sessão de pôsteres. 

Provavelmente, haverá sessões que você queira assistir e que acontecerão no mesmo horário, e é aí que essas agendas online facilitam bastante o seu planejamento. De qualquer modo, será preciso priorizar e, caso você vá ao congresso com algum colega ou parceiro de pesquisa, vocês podem se dividir para assistir as atividades simultâneas e depois passar um ao outro todo o conhecimento adquirido.

Lembre-se também de escolher a melhor ferramenta para que você tome nota de tudo que for aprender! Em congressos como estes, são tantas informações, que é importante que você anote o que ouviu de mais interessante para que possa se recordar posteriormente. Você pode levar um caderno de anotações, um tablet ou até mesmo o seu próprio celular – mas não deixe de anotar.

Se pretender tirar fotos no local do congresso, seja nos corredores do centro de convenções ou dentro de uma sala, durante uma atividade científica, seja ela do programa oficial ou não, fique atento!

 Procure por orientações sobre a conduta correta. Geralmente existem avisos, warning, sobre a política referente a fotografias, principalmente sobre fotografar slides que os speakers apresentam, pois, envolve questões de direitos autorais. Esses avisos podem estar fixos nos locais do evento ou mesmo em materiais como guias, programas e em orientações aos congressistas, no site.

Por fim, separe um tempo para descansar, se alimentar e visitar os stands das empresas presentes no evento. É importante conhecer novos produtos, medicamentos e as novas tecnologias disponíveis para a sua prática nos diversos setores de atuação da anestesiologia.

Aproveite o networking

Já imaginou encontrar um anestesiologista que você admira durante a sua experiência em um congresso mundial? Isso tem grande probabilidade de acontecer e você precisa estar preparado quando o encontrar, certo?

A dica para fazer o networking perfeito é pesquisar sobre os feitos acadêmicos do profissional que você quer conhecer e ir preparado com algumas perguntas para fazer a ele.  Esta pesquisa vai te ajudar a gerar uma conexão com o médico e facilitará na hora do bate-papo – a grande maioria dos pesquisadores são receptivos e gostam de trocar experiências.

Já para quem tem a intenção de buscar por um parceiro de pesquisa ou alguém que compre uma determinada ideia de projeto, a dica é criar um pequeno discurso sobre o seu objetivo de estudo e onde você quer chegar com ele. Lembre-se de também se apresentar e resumir o seu histórico como profissional – saber vender a sua ideia e a sua experiência será primordial neste momento.

Além do dia a dia no congresso, você também poderá aproveitar os momentos de happy hour para criar conexões! Mantenha contato com seus novos colegas pelas redes sociais e por e-mail para construir laços ainda mais duradouros.

Utilize as redes sociais antes, durante e após o evento!

O grande benefício da nova geração é ter em mãos uma ferramenta poderosa de networking e compartilhamento de informações: as redes sociais. E para os anestesiologistas isso não é diferente!

Manter as suas redes sociais sempre atualizadas pode te ajudar a criar conexões com participantes do congresso antes, durante e após ele acontecer. Por isso, compartilhe fotos, vídeos e citações com os seus colegas nas redes sociais e crie novas discussões sobre os assuntos que você aprendeu no evento. A troca de informações no ambiente digital também pode ser uma grande aliada no seu processo de aprendizado.

Quer ter a oportunidade de ir a um destes eventos?

O Prêmio União Química de incentivo à pesquisa em Anestesiologia já está recebendo inúmeros projetos científicos! Então, se você é residente ou médico em especialização em Anestesiologia e tem uma ideia ou um projeto original, que nunca tenha sido publicado, escolha uma das trilhas do prêmio e envie o seu estudo.

Você pode receber um grande reconhecimento na sua carreira e ainda ter o apoio da União Química para ir a um dos maiores congressos de Anestesiologia do mundo. Para fazer sua pré-inscrição ou enviar seu projeto, clique aqui.

Pin It on Pinterest

Share This